Um Menino nos foi doado!

Deus, quando quer falar com a Humanidade de modos que ela possa entender, Ele busca caminhos e métodos que sejam claros e audíveis não só para os ouvidos, mas principalmente, que se possa ouvir com o coração. E é por isso, que após enviar tantos profetas adultos, Ele envia um Menino, seu Filho, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus. Esse Menino em muitos lugares é venerado com diferentes nomes. Aqui em Batayporã e em tantos outros lugares do Brasil, seus devotos o chamam de Menino Jesus de Praga. Essa devoção chegou até nós graças a presença de imigrantes da República Checa.

A presença do Menino Jesus de Praga em nossa Comunidade Católica, ganhou mais destaque com a criação de um Oratório consagrado a Ele, onde devotos de Batayporã e cidades vizinhas costumam se reunir  para suas orações e ações devocionais. Destes momentos, nasceu a ideia de se fazer uma homenagem ao Menino Jesus, doando uma imagem sua ao Hospital do Amor de Barretos, que acolhe e ajuda na cura de tantas pessoas de nossa Paróquia de Santo Antônio de Pádua, que abriga o Oratório. Por isso, nos dias 20 e 21 de julho ocorreu em Barretos a entrega de uma Imagem do nosso Jezulatko (Menino Jesus), recebida como presente do Cardeal de Praga Dom Dominik Duka, para a unidade Lar de Amor ligada ao Hospital do Câncer infanto- Juvenil da Fundação Pio XII .

O Oratório do Menino Jesus de Praga, proporcionou uma experiência especial a um grupo de devotos de Batayporã, Taquarussu e Nova Andradina . O Grupo de 17 devotos do Menino Jesus , guiados pelo Pároco de Taquarussu Pe. Nello Vanzo Iniciaram a caminhada já no dia 18 de julho com uma linda Missa de envio no centro de diagnóstico no Hospital do Amor de Nova Andradina, presidida pelo nosso Bispo Dom Ettore Dotti.

Na madrugada do dia 20, por volta das 2h30,  o grupo saiu do Oratório de Batayporã, rumo a Barretos, numa viagem de mais de 1300 km , onde ocorreram paradas especiais, em Presidente Prudente na  Paróquia  Menino Jesus, onde o grupo e a imagem foram muito bem recebidos pelo Bispo de  Presidente Prudente,  Dom Benedito Goncalves e pelo Pe. Sanderson e os paroquianos daquela localidade para um momento de oração e um rico café da manhã.

Na sequência da viagem outra parada especial na Diocese de São Jose do Rio Preto, na Paroquia do Menino Jesus de Praga, mais uma a acolhida carinhosa dos paroquianos encheu de alegria e fé os corações dos devotos do Deus Menino.

Finalmente às 16h o grupo chega à Catedral do Divino Espírito Santo em Barretos, onde a imagem foi acolhida e recebida numa linda Missa presidida por Dom Milton Kenan Junior, Bispo de Barretos.

Após ser acolhida na Catedral Divino Espírito Santo no sábado (20), e na Capela Madre Paulina no domingo (21), a réplica da imagem do Menino Jesus de Praga foi entronizada na capela do Lar de Amor, casa de apoio que abriga crianças de todo o Brasil em tratamento de câncer no Hospital de Amor.

A viagem de entrega da imagem se tornou praticamente uma peregrinação de ação de graças e foi um momento de gratidão à Cidade de Barretos,  e principalmente ao Hospital do Amor que atende com tanto Amor muitas pessoas de nossa região.

“Não teria um lugar com mais sentido para que a imagem do Menino Jesus de Praga pudesse ficar que não fosse no Lar de Amor!” desta forma se expressou com emoção o Sr Henrique Prata, presidente da Fundação Pio XII, que participou da celebração religiosa.

A devoção se mistura com gratidão e fé, para que a graça divina continue se derramando sobre nossa Comunidade, sobre o Hospital do Amor e todos aqueles, que contribuem com essa grande obra do bem.

Que o Menino Jesus de Praga e sua Santíssima Mãe, Nossa Senhora Aparecida continue protegendo e abençoando nossa Igreja, nossas famílias.

Por Evandro Trachta

Ir. Silvio da Silva
Pobre Servo da Divina Providência. Assessor Paroquial da Pastoral da Comunicação. Secretário Executivo do Regional Oeste 1 - CNBB.