ORAÇÃO PELA PAZ NA UCRÂNIA E NO MUNDO

No dia 13 de março, a Paróquia de Santo Antônio de Pádua juntamente Consulado Honorário da República Tcheca de Batayporã realizaram um momento de oração pela paz na Ucrânia e no Mundo. Às 17 horas foi realizada a abertura do Oratório e o translado do Menino Jesus de Praga até a Matriz. Devido a chuva, participaram poucas pessoas. O Menino Jesus de Praga foi levado pelo nosso pároco Pe. Haroldo, juntamente com Pe. Nello até a Igreja Matriz, onde alguns fiéis esperavam, e realizaram um momento de oração até às 19 horas,  horário que se iniciou a Santa Missa presidida pelo nosso Bispo Dom Ettore Dotti e concelebrada pelo representante da Eparquia de Prudentópolis Pe. Claudio junto aos demais sacerdotes, Padre Haroldo, Padre Nello, Padre Rodrigo e padre Renato.

Na procissão de entrada a comunidade recebeu as bandeiras do Brasil, do Vaticano, da Ucrânia, da República Tcheca, do Município e da União Europeia, simbolizando nossa união neste momento de oração pela paz.

Logo após a saudação inicial, o sr. Evandro Trachta levou uma estola branca, e a mesma foi colocada no Menino Jesus, pelo nosso Bispo Dom Ettore, simbolizando a paz.

A homilia da missa foi realizada pelo Pe. Claudio, que nos chamou a viver a paz, a sairmos de nós mesmos, deixar nossos interesses pessoais, nossos egoísmos, nossos pecados, convidou-nos a sermos imagem e semelhança de Deus. Nos lembrou que a quaresma é um tempo de conversão, momento propício para que sejamos instrumentos da paz.

Ao final da celebração eucarística foi realizada uma procissão retornando ao Oratório. Padre Cláudio que é da Igreja Católica, mas que segue o Rito Bizantino Ucraniano, entregou para Dom Ettore uma bandeira da Ucrânia e uma pysanka, que é um ovo de Páscoa ucraniano, decorado com desenhos tradicionais do folclore ucraniano usando um método resistente a cera. E o sr. Evandro Trachta entregou uma imagem de São Josafat como presente a Dom Ettore Dotti. Encerrando o Pároco, juntamente com os responsáveis pelo Oratório colocaram o Menino Jesus de Praga novamente no seu lugar.

Confiram a galeria de fotos:

 

Glaucia Patricia Bravin de Sá 
Coordenadora Paroquial da Pastoral da Comunicação (PASCOM)