Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições dos fieis, tornando-os protagonistas das ações e da missão da Igreja.

O que é o dízimo?

O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja. Embora a Bíblia fale em muitos de seus livros sobre o dízimo, a Igreja Católica não obriga os seus fiéis a serem dizimistas; portanto, o dízimo não é obrigatório. É sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua Comunidade. Embora não seja obrigatório todo cristão vivendo como família do povo de Deus deve ser dizimista, pois demostram assim a corresponsabilidade pela vida e manutenção da Igreja.

O trabalho voluntário e ofertas substituem o dizimo?

Mesmo que a Igreja necessite do trabalho voluntário em diversos serviços, grupos, pastorais e movimentos, o voluntariado e ofertas não substituem o dízimo.

Com quanto devo contribuir com o dízimo?

“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria” (2 Cor 9,7). Portanto, dizimo de cada pessoa terá a dimensão da sua generosidade e da sua possibilidade.

Como devo proceder para ser dizimista?

Na Paroquia Santo Antônio de Pádua e Comunidade Santa Luzia plantonistas atendem na Igreja em horário das Santas missas sábados, domingos e datas especiais, estas pessoas voluntárias estão sempre uma hora antes da missa para o atendimento àqueles irmãos e àquelas irmãs, que pre tendem devolverem ou se inscreverem para inicia a sua doação. Este mesmo atendimento também é realizado durante a semana, em horário comercial, na secretaria da paróquia.