A natureza do Caminho Neocatecumenal é definida por São João Paulo II, quando escreve: “Reconheço o Caminho Neocatecumenal como um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje”. Dentro da paróquia, o Neocatecumenato é vivido em pequena comunidade – denominada Comunidade Neocatecumenal –, dado que a forma completa ou comum da iniciação cristã dos adultos é a comunitária.
Modelo da Comunidade Neocatecumenal é a Sagrada Família de Nazaré, lugar histórico em que o Verbo de Deus, feito Homem, torna-se adulto crescendo “em sabedoria, idade e graça”, estando submetido a José e a Maria. Na comunidade, os neocatecúmenos tornam-se adultos na fé, crescendo em humildade, simplicidade e louvor, submetidos à Igreja.
Objetivos
O Caminho Neocatecumenal está a serviço do Bispo como uma das modalidades de realização diocesana da iniciação cristã e da educação permanente à fé por parte dos adultos batizados, aos quais podemos distinguir:
- Aqueles que se afastaram da Igreja:
- Aqueles que não foram suficientemente evangelizados e nem catequizados;
- Aqueles que desejam aprofundar e amadurecer a sua fé;
- Aqueles que provêm de confissões cristãs que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica.
O Caminho Neocatecumenal procurará promover nos seus destinatários um maduro sentido de pertença à paróquia e suscitar relações de profunda comunhão e colaboração com todos os fiéis e com os demais componentes da comunidade paroquial.