“A PASCOM perpassa, pela própria razão de ser, as ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço, tendo como referencial programático a Pastoral de Conjunto. É a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais”. (Doc. 75, CNBB).
A PASCOM nasce para ser agente de comunhão, um elo entre todos os eventos, pastorais e movimentos existentes em nossa comunidade, bem como com os meios de comunicação que existem fora dela (jornais, rádios, canais de tv, sites etc.).
É importante entender que a PASCOM não é “mais uma pastoral”, mas sim uma pastoral a serviço de todas as outras, promovendo a comunhão, dando pulsação às atividades e à existência da comunidade e sendo a presença efetiva de toda a comunidade em todo e qualquer evento.
O Papa escreveu uma mensagem para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais ( ) com o título: “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade.”
Seguem alguns trechos do documento:
- Desejo encorajar todas as pessoas de boa vontade, ativas no mundo emergente da comunicação digital, a que se empenhem na produção de uma cultura do respeito, do diálogo, da amizade.
- Quero concluir esta mensagem dirigindo-me especialmente aos jovens católicos, para os exortar a levarem para o mundo digital o testemunho da sua fé.
- Sabei que o Papa vos acompanha com a sua oração e a sua bênção.
Diante desse grande desafio de levar a evangelização além do ambão de nossa Igreja, a PASCOM conta com voluntários comprometidos em utilizar todos os meios de comunicação dessa chamada geração digital. Assim será possível levar a palavra de Deus e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo muito além das fronteiras de nossa própria comunidade.
Objetivos em nossa paróquia:
- Divulgar o Dia Mundial das Comunicações Sociais;
- Promover a integração das pastorais e movimentos paroquial;
- Investir em meios de comunicação eficazes na paróquia;
- Divulgar todos os eventos paroquiais.