MISSA DE POSSE CANÔNICA DO PADRE JOSÉ HAROLDO

No último domingo, 20 de fevereiro, às 18 horas, a comunidade da Paróquia Santo Antônio de Pádua participou da missa de posse do Pe. José Haroldo. Uma celebração solene que após o cortejo de entrada, Dom Ettore Dotti, Bispo diocesano, saudou a todos e iniciou a celebração com o sinal de cruz.

Durante a missa foi realizada uma breve leitura do currículo do Pe. José Haroldo. Em seguida aconteceu o Rito de Posse que foi acompanhado pela provisão canônica, decreto do Bispo diocesano. Além da responsabilidade e do poder religioso foi dada ao novo Pároco a responsabilidade jurídica da paróquia e o Bispo declarou Pe. José Haroldo empossado e novo Pároco da nossa cidade, que compreende a Igreja matriz, todas as suas comunidades, todo o território estabelecido e todo o povo de Deus foi entregue aos seus cuidados. O novo pároco se posicionou na frente do Bispo, ao lado do altar, e fez sua Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade.

Antes da proclamação do Evangelho, o novo pároco recebeu o livro dos Evangelhos das mãos do senhor Bispo, uma vez que é o seu dever anunciar e pregar a Palavra de Deus a todos os seus paroquianos, e, após esse momento se dirigiu ao ambão para a proclamação do Evangelho.

O Pároco, Pe. José Haroldo renovou suas promessas já feitas ao Bispo no dia de sua ordenação sacerdotal. E foi novamente interrogado para que manifestasse publicamente sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe foi entregue.

O novo Pároco recebeu do senhor Bispo diversos objetos e instrumentos para que com eles possa desempenhar sua missão de pastor e guia, garantindo para nós os Sacramentos tão indispensáveis: as chaves da igreja, casa de Deus e nossa, para que, junto conosco, tome consciência do cuidado que deverá ter com este templo material, símbolo da Igreja viva que deve edificar; ao receber a chave do sacrário o abriu, fazendo uma breve adoração; a jarra com água e o óleo dos catecúmenos, pois entre os ofícios do Pároco está o de administrar o Batismo, fazendo das pessoas novos filhos de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo; e por fim recebeu a estola roxa, pois uma das tarefas mais importantes do Pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência, por meio desse sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus.

Ao final da celebração eucarística as comentaristas deram as boas vindas ao novo Pároco com uma breve saudação, e nosso novo Pároco leu uma mensagem à comunidade. Para finalizar foi lida a Ata de posse pelo Pe. Rodrigo.

Logo após a santa missa, Pe. Haroldo, Pe. Celestino, os padres visitantes, Dom Ettore, as autoridades e representantes das pastorais e movimentos foram recepcionados com um delicioso jantar no Salão Paroquial.

HISTÓRICO DO PADRE JOSÉ HAROLDO

O Reverendíssimo Padre José Haroldo de Oliveira Medeiros nasceu no dia 23 de julho de 1973 na comunidade de Ita-Açú, no município de Viseu/PA. É o sétimo filho de Raimundo Adécio de Medeiros (falecido em 2003) e de Raimunda Ataíde de Oliveira. Foi batizado no dia 06 de janeiro de 1974 na comunidade São José do Piriá/ PA, e crismado no dia 23 de março de 1991 na Comunidade São José Operário em Marituba, também no Pará.

Morando em Marituba desde 1990, sentiu o chamado de Deus através do serviço pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e de maneira especial, na Comunidade São José Operário. Entrou na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência pela 1ª vez no Centro de Orientação Vocacional em Feira de Santana/BA em 1997, depois ficou um ano no seminário menor da Arquidiocese de Belém, retornando à Congregação em 1999 para iniciar a etapa do Aspirantado e o curso de Filosofia na Faculdade Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Viamão/RS, seguindo as etapas posteriores até o noviciado em 2002 quando teve que interromper esta etapa de formação.

Retornando para Marituba no final do ano, ficou até 2008 quando voltou à Congregação, sendo acolhido no COV – Centro de Orientação Vocacional Nossa Senhora de Nazaré na mesma cidade e iniciou o curso de Teologia no Instituto Regional para Formação Presbiteral em Ananindeua. Em 2013 foi acolhido para a etapa do Noviciado e fez sua 1ª Profissão Religiosa no dia 1º de janeiro de 2014 em Farroupilha/RS onde também fez a 1º Profissão Trienal no dia 1º de janeiro de 2017. Esteve em missão como religioso em Marituba, São Luís/MA e Jacundá/PA.

No dia 19 de março de 2017, foi ordenado diácono na Paróquia de São João Batista em Jacundá/ PA.  E no dia 30 de setembro do mesmo ano foi ordenado Presbítero por Dom Alberto Taveira Correa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré/PA.

Trabalhou como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Macapá/AP do dia 07 de dezembro de 2017 até 30 de dezembro de 2019 quando foi transferido para o Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria em Nova Andradina/MS, trabalhando como vigário paroquial do dia 30 de janeiro de 2020 até o dia 01 de janeiro de 2022.

 

Glaucia Patricia Bravin de Sá 
Coordenadora Paroquial da Pastoral da Comunicação (PASCOM)