PRIMEIRA MISSA: A SEMENTE LANÇADA DA FUTURA PARÓQUIA!

Nossa paróquia está vivenciando seu Jubileu de Ouro, e para marcar esse momento queremos resgatar alguns fatos históricos que marcaram nossa trajetória.
Neste artigo trazemos um relato daquela que foi a primeira celebração eucarística realizada no espaço que, desde sua fundação, nossos pioneiros reservaram pra ser o lugar da futura igreja matriz.
Note-se que a primeira celebração ocorreu em 1954, ou seja, 17 anos antes da criação da paróquia, que data de 1971. Mas a paróquia só foi possível devido a esse trabalho e cultivo pastoral e espiritual realizado anteriormente. A semente lançada naquele dia rendeu muitos frutos.

Confira então como foi a primeira missa.

No dia 17 de setembro de 1954, dia das Chagas de São Francisco, foi celebrada a Primeira Missa em Batayporã, tendo como celebrante o Revdm° Frei LUIZ MARIA DAS FLORES, Vigário de Bataguassu, que chegou de Jeep, acompanhado dos Srs. VLADIMIR KUBIK, de Indiana, SP e HENRIQUE TRACHTA, de Batayporã.

Já nas primeiras horas desse dia, já havia uma multidão de pessoas que se encontrava em Batayporã a espera desse acontecimento que, levada pela sua inabalável fé na Religião Católica, procedera à limpeza e preparo do lugar, onde fora erigida primeira cruz feita pelo Sr. ALOIS HANOUSEK, assinalando, assim, o local de futura Igreja.

E foi assim, numa clareira rústica de uma natureza exuberante, simulando a futura Igreja cujas paredes tinham como símbolo exótico as densas florestas do sul de Mato Grosso e de como teto, o firmamento azul e imperscrutável , que foi realizado o primeiro Ofício Religioso de Batayporã. Entre os que assistiram a essa primeira missa, destacaram-se Srs. HENRIQUE TRACHTA e família, na época gerente da Gleba Samambaia, Sr. VLADIMIR KUBIK, gerente da Cia. de Viação S. Paulo M. Grosso, secção de Mato Grosso, que no ano de 1953, diante de inúmeras dificuldades, conseguiu dar início à colonização desse setor, trazendo os primeiros colonos e compradores de terras. Como católico praticante, o Sr. VLADIMIR KUBIK auxiliou FREI LUIZ na Celebração da Missa, orientando os presentes, animando-os na construção de uma capelinha e distribuindo retratos comemorativos de Nossa Senhora de Fátima.

Durante a Missa, foram cantadas inúmeras canções religiosas, pelos presentes, destacando-se coro de crianças. Durante o ofício, foi rezado o terço pela Sra. EUNICE RODRIGUES MUSTAFA, que foi professora da escola local.

Ao terminar a missa, Frei Luiz dirigiu-se aos presentes em palavras entusiásticas e enaltecedoras e após prognosticar um futuro  brilhante e promissor  para todos, dada a exuberância e riqueza das terras desta região, incentivou-os ao trabalho operoso devotado ao progresso, irmanados na Fé em Deus e na Religião Católica Apostólica Romana, única e verdadeira.

Nessa oportunidade foram batizadas as seguintes crianças: HELENA, filha de Moyses Fernandes da Silva, APARECIDA, filha de Raymundo Pinheiro Filho e ARENI MARIA, filha de Geraldo Gonçalves Pereira.

Por unanimidade o povo escolheu como Padroeiro do lugar São Bom Jesus da Lapa, cuja festa é comemorada anualmente no dia 6 de Agosto.

Este foi então o relato da primeira missa realizada em terras batayporaenses. Quem o registrou foi o Sr. VLADIMIR KUBIK. Ainda temos em nosso meio algumas pessoas que estavam presentes nessa celebração e que acompanharam os primeiros passos da futura paróquia. Em breve traremos alguns depoimentos e outras curiosidades desses tempos.

Viva os 50 anos da nossa paróquia!