MATRIMÔNIO: VOCAÇÃO ACERTADA, VIDA FELIZ!

No segundo domingo do mês de agosto, a Igreja Católica comemora a vocação matrimonial. Por imitação do segundo domingo de maio – no qual é comemorado o Dia das Mães – temos o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.

Então a Pastoral da Comunicação entrevistou a professora Elisangela Pigossi que nos contou sobre sua vocação.

Testemunho Vocacional: Matrimônio

Sou a Elisangela Pigossi esposa, há 10 anos, do Julio Cesar. Antes de nos conhecermos tivemos a oportunidade de realizar experiências de discernimento vocacional. Ele no seminário franciscano, onde ficou por 5 anos, e eu junto as irmãs da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, participando de encontros vocacionais. Essas experiências foram muito importantes para nos ajudar a entender o chamado de Deus e ainda hoje contribui para a vivência da nossa verdadeira vocação que é o matrimônio. Eu, ainda tive, a ajuda do meu querido Padre Odorico Filippo, que se dispôs a rezar, junto comigo, durante um ano para que eu encontrasse o homem que Deus havia escolhido pra mim. E assim foi, depois de um ano de orações eu conheci aquele que seria meu esposo.

O matrimônio, assim como as demais vocações, é um chamado de Deus para cultivar o dom da família. Pois é na família que outras vocações surgirão.

O matrimônio é uma missão que traz muitas alegrias, mas também impõe muitos desafios. Acredito que o maior desafio seja ajustar as bagagens que cada um traz da sua história, seus costumes, suas manias, seus anseios quanto ao outro. Fazer os ajustes demanda tempo, paciência e caridade, mas depois que essas bagagens se tornam uma só, a jornada fica mais leve e suave. Outro desafio é a parte financeira, é necessário que os dois, pensem juntos como gerir essa questão, afim de evitar conflitos nessa área. Nada que não se resolva com diálogo, respeito e uma grande pitada da presença de Deus.

E você, jovem ou adulto, que se sente chamado ao matrimônio, não tenha medo. Não dê ouvidos àqueles que fazem propaganda negativa, procure conversar com casais que você julga ter princípios e que vivem bem sua vocação. Nós tivemos a graça de contar com esse apoio e foi muito importante, nos inspirar em casais que buscavam viver em harmonia. Rezar, pedindo a Deus orientação e discernimento também ajuda muito nesse processo, afinal o matrimônio é um passo que vai mudar radicalmente sua vida, por isso, reze, pense, converse e procure descobrir se o outro tem os mesmos projetos que você, isso irá facilitar no ajuste das suas bagagens.

E, se você, já deu o seu sim, mas ainda não conseguiu estabelecer uma relação de paz no seu matrimônio, não desista. Desistir é sempre a opção mais fácil, porém é a opção que menos te dará satisfação. Procure tratar o seu parceiro como você gostaria de ser tratado, com carinho, afeição, gentileza. E não deixe de pedir ajuda, a outros casais, em que você confia, a experiência dos outros pode ajudar nesse caminho. O padre também é um excelente conselheiro! Às vezes é preciso nos olharmos com o olhar de quem está de fora para entendermos onde podemos melhorar. Lembre-se sempre de falar com o seu parceiro, temos a inclinação de achar que o outro tem a obrigação de saber o que estamos sentindo ou querendo, mas não é assim, para que o outro saiba é preciso que nós falemos.

“Vocação acertada, vida feliz!”

Glaucia Patricia Bravin de Sá
Coordenadora Paroquial da Pastoral da Comunicação (PASCOM)