Façam Isto em Memória de Mim

Corpus Christi é uma data móvel e celebrada sempre na quinta feira após o domingo da Santíssima Trindade. A justificativa remota ao século Xlll, em Liège na Bélgica, no ano de 1.243, mediante as visões de uma religiosa chamada Juliana. Alguns anos mais tarde , em 1.264, o Papa Urbano lV consagrou a festa para toda a Igreja.

Nesta data , os fiéis reproduzem a tradição de fazer procissões pelas ruas, caminhando sobre coloridos tapetes confeccionados a partir de materiais diversos; flores, serragem,farinha, sal, folhas, areia etc…

Esse costume (devoção) chegou ao Brasil com colonizadores portugueses. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus rumo a Terra Prometida, enquanto Peregrina no mundo.

Esta grande Festa do Teu Corpo e Teu Sangue, alimento para a nossa alma nossa fé. São Tomás responde que Jesus quis estar presente na Eucaristia por vários motivos:  para nos lembrar sempre que se encarnou e se ofereceu para nos salvar; para nos fazer de Si mesmo o Maior Dom Possível; para nos purificar, fazer nos crescer nas virtudes e enriquecer nos com todos os Dons Espirituais; e para continuar a se oferecer por nós para trazer para a nossa vida a doçura de seu Amor.

Santo Afonso de Ligorio insiste que Jesus se deixou levar ao extremo por seu imenso Amor por nós. E o próprio Jesus diz que está presente para ser nossa vida.

Devemos fazer da Eucaristia o centro da nossa vida, obedecendo ao que nos disse: Façam isto em memória de Mim. É muito Amor por nós se esconder em um pedaço de Pão!

Devanil Aparecida Mingotti