Encontro de Formação para Campanha da Fraternidade 2020

Depois da realização do Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020 realizado de 1º a 3 de outubro deste ano, do qual participaram representantes de todos os 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), regionais e dioceses se mobilizam em encontros de Formação da CF 2020 pelo Brasil. Representantes da nossa paróquia, e também da diocese de Naviraí, participaram neste último fim de semana, em Campo Grande-MS deste encontro de formação. Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34),

A Campanha da Fraternidade 2020 nos convoca a refletir sobre o significado mais profundo da vida e a encontrar caminhos para que esse sentido seja fortalecido e, algumas vezes, até mesmo reencontrado. Não será uma Campanha que abordará apenas uma dentre tantas questões angustiantes, consequências do pecado. Será uma Campanha que, olhando transversalmente as diversas realidades, nos interpelará a respeito do sentido que estamos, na prática, atribuindo à vida nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
É por isso que a Campanha da Fraternidade de 2020 proclama: a vida é Dom e Compromisso! Seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar. A vida é essencialmente samaritana, tal qual o homem que interrompeu sua rotina para cuidar de quem estava caído à beira do caminho (Lc 10,25-37). Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs.

PASCOM
Pastoral da Comunicação