EIS O LENHO DA CRUZ, DO QUAL PENDEU A SALVAÇÃO DO MUNDO! VINDE ADOREMOS!

Nesta Sexta-feira Santa, aconteceram duas celebrações, uma às 7 horas presidida pelo padre Celestino, e outra às 15 horas presidida pelo padre Éverton; as duas celebrações foram realizadas no salão paroquial, e esta última com transmissão ao vivo pela página do Facebook da paróquia.

Os antigos chamavam de “Sexta-feira Maior”, quando celebramos a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento. Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

É preciso manter um “silêncio interior” aliado ao jejum e à abstinência de carne. Deve ser um dia de meditação, de contemplação do amor de Deus, que nos “deu o Seu Filho único para que quem n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Padre Éverton em sua homilia disse que a Igreja nesse dia não celebra a Eucaristia, o elemento fundamental e universal da liturgia desse dia é a proclamação da Palavra e a contemplação da Santa Cruz, sinal maior da entrega de nosso Senhor Jesus por nós.

A liturgia da Sexta-feira Santa, ao referir-se ao culto à Cruz, se expressa dizendo que se trata de uma “solene adoração da santa Cruz”, onde todos os anos na celebração da Sexta-feira Santa, os fiéis dão o beijo na santa Cruz, mas neste ano de 2021, devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do COVID-19, não foi possível este momento, então foi realizado um momento de adoração a santa Cruz.

Cristo por nós se fez obediente até a morte e morte de cruz” (Fl 2,8). “Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”. Isto é, tornado perfeito na obediência, consumando toda a sua existência humana de modo amoroso e total, entregando-se ao Pai por nós, Ele se tornou causa da nossa salvação.

Por isso, ao celebrarmos a Paixão do Cristo devemos ter consciência de que a celebração principal da Semana Santa é a Vigília Pascal, quando Cristo Ressuscita para que todos nós, os batizados, sejamos redimidos da culpa original. Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo! Vinde adoremos!

Glaucia Patricia Bravin de Sá
Coordenadora Paroquial da Pastoral da Comunicação (PASCOM)