Edificação de Casa e Salão Paroquial marca fase de desenvolvimento da Paróquia

A comunidade católica começou a vivenciar novos tempos quando as instalações da Paróquia foram ampliadas, através da construção de uma residência e um Salão Paroquial.

Mesmo com o reconhecimento de criação da Paróquia vindo somente em 1971, a fase de progresso e desenvolvimento iniciou em 12 de outubro do ano anterior com a construção da Casa Paroquial, ao lado da Igreja, sendo concluída em 15 de setembro de 1971.

Ao lado da Igreja existiam alguns barracos velhos onde eram realizadas as festas e outros eventos. Como o espaço já não comportava mais a população local durante as festividades, a Cia. Viação São Paulo-Sul MT ofereceu os materiais de um velho pavilhão abandonado. Com isso, foi possível realizar ao lado da Igreja a reconstrução do Salão Paroquial.

A edificação recebeu algumas ampliações para oferecer maior conforto e espaço, servindo também para a realização de reuniões, assembleias, escola de corte e costura e artes culinárias.

O processo evolutivo prosseguiu. Na esteira do crescimento da população, em 1974 surge a necessidade de um Centro Pastoral mais apropriado para atender todas as necessidades paroquiais, e a comunidade católica prontamente se colocou a disposição para ajudar.

A pedra fundamental para consolidar a futura construção foi lançada em 8 de dezembro. A obra, de 100 metros quadrados, começou a ser idealizada a exatos 1 ano e três meses depois, mais precisamente em 8 de março de 1976. Tempos depois a edificação foi ampliada.

Incêndio – Um incêndio de grandes proporções ocorrido em 9 de julho de 1984 destruiu o prédio. Devido à fatalidade, foram realizadas obras de reconstrução com algumas modificações.

Atualmente, o Salão Paroquial consta com um salão para eventos ampliado, uma sala para reuniões/encontros, uma capela, sete salas de aula e catequese, uma cozinha, um depósito e um bar.

Texto: Aline Leão/Jornalista – Maria Tereza Dan

PASCOM
Pastoral da Comunicação