CELEBRAÇÃO DE QUINTA-FEIRA SANTA

Nesta quinta-feira, 01 de abril, a Igreja Católica recorda o dia em que Jesus fez sua última refeição com os seus apóstolos antes de ser morto no dia seguinte, episódio conhecido como Última Ceia. E nossa comunidade celebrou  este momento no Salão Paroquial, às 18h30m, com uma missa presidida pelo padre Éverton, com transmissão ao vivo pela página do Facebook da paróquia.

Na quinta-feira santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos. Mas neste ano de 2021, devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do COVID-19, a cerimônia aconteceu com uma presença limitada de fiéis, respeitando as medidas sanitárias, e não houve o Lava-pés.

A celebração do Lava-pés, como é chamada, encerra o período da Quaresma. Lembrando que Quaresma, de 40 dias, é o tempo de penitência que começa na Quarta-feira de Cinzas. Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto.

Padre Éverton colocou em sua homilia que além do Lava-pés, nesse dia a igreja celebra dois sacramentos, os quais foram instituídos através das palavras de Jesus, conforme pode ser lido na Bíblia: Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim” (Lucas 22, 19). Essas palavras se referem aos sacramentos da Eucaristia e da Ordem. A Eucaristia é o sacramento em que os fiéis recebem e consomem uma partícula feita de farinha (pão sem fermento) que, após a oração de consagração, se torna o próprio corpo de Jesus Cristo.

A Ordem é o sacerdócio. Quando Jesus pediu “façam isto em memória de mim”, estava preparando aquele grupo para celebrar a Eucaristia e também para continuar a sua missão, que é a missão dos padres, bispos e demais homens preparados pela Igreja. Padre Éverton ainda pediu que cada um que estava participando da celebração, lembrasse de um sacerdote que tivesse sido importante na vida e na caminhada.

Padre Éverton encerrou a celebração levando o Santíssimo, sem bênção final, pois como bem explicou, esta celebração só termina na Vigília da Páscoa que, infelizmente, este ano, não poderá ter a participação dos fiéis devido ao toque de recolher. Contudo, será possível acompanhá-la através da transmissão em nossa página no Facebook.

Glaucia Patricia Bravin de Sá
Coordenadora Paroquial da Pastoral da Comunicação (PASCOM)