CELEBRAÇÃO DE DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa, onde inicia-se a Semana Santa. A celebração lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dia em que ele foi recebido como o Filho de Deus. E neste ano de 2021, um ano atípico, por conta da pandemia da COVID19, o nosso pároco, decidiu juntamente com o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) que realizaríamos as celebrações no salão paroquial, obedecendo o decreto municipal vigente. Sendo assim, a participação dos fiéis aconteceu perante retirada de senha na secretaria da paróquia, após a Vigilância Sanitária Municipal, fazer a vistoria no local, onde emitiu autorização e definiu a quantidade de fiéis que poderiam estar presentes, e a paróquia assumiu a responsabilidade de que todos estariam de máscaras, respeitando o distanciamento, e ainda ofereceria álcool 70% em todas as entradas.

Em virtude do toque de recolher, aos finais de semana, ser às 16 horas, foram realizadas duas celebrações, uma às 8 horas presidida pelo nosso pároco Pe. Éverton, e outra às 10h presidida pelo Pe. Celestino. A celebração das 8h foi transmitida pela página do Facebook da paróquia e pela rádio Cidade FM.

Os fiéis levaram ramos para serem benzidos, porém não foi realizada a procissão como de costume, que nos faz lembrar a forma como Jesus foi aclamado, devido ao cumprimento do decreto.

Padre Éverton, em sua homilia, colocou que os ramos simbolizam a vitória de Jesus e devem ser levados pelas pessoas para as suas casas, e as mesmas devem guardá-los em local visível, pois estes ramos simbolizam que na casa existem cristãos. E que os mesmos não podem ser jogados fora, e sim queimados, e as cinzas colocadas nas plantas. Nas igrejas, os ramos benzidos são queimados e as suas cinzas são usadas no ano seguinte para marcar a testa das pessoas na celebração da quarta-feira de cinzas.

Preparemo-nos agora para as outras celebrações da semana santa, acompanhem em nossas redes sociais a programação e as orientações para as mesmas.

Glaucia Patricia Bravin de Sá
Coordenadora Paroquial da Pastoral da Comunicação (PASCOM)