AGOSTO MÊS VOCACIONAL

As vocações na Igreja: Como sabemos na Igreja, Agosto é o mês das vocações. A liturgia foca nos quatro domingos de agosto. Todo homem e toda mulher possui um chamado comum da parte de Deus, que é o centro do sentido da vida, para onde devemos nos orientar, esse chamado se inicia com plenitude da vida e radicado no Batismo.
A filiação Divina e o caminho para a Santidade podem ser vividos de várias formas, por isso, é de suma importância que cada um busque sinceramente conhecer-se e saber qual é o seu chamado na Igreja, Família de Deus.
A seguir iremos conhecer um pouco sobre estas realidades especificas: o Sacerdócio, o Matrimônio, a Vida Religiosa e o Laicato
SACERDÓCIO
O sacerdócio é um serviço de doação, entrega e gratuidade. O Padre não vive para si, mais em função da comunidade, do Evangelho, de Cristo e do povo. A missão do padre é conduzir as pessoas ao encontro com Jesus. É ajudar as pessoas a se libertar do pecado e recolocá-las no caminho do bem. Ainda a Vocação é o maior presente que Deus pode depositar nas almas. Do mesmo modo que chamou Pedro, São Tiago e São João e disse-lhes: “VEM E SEGUE-ME”, são os canais e os meios pelo qual Ele vai comunicar-se à humanidade.
Deus chama a muito jovens, mas nem todos correspondem ao seu chamado, Deus deixa a liberdade de segui-lo e cada jovem pode responder a Deus: seu sim ou não.
Enfim o Sacerdócio é um serviço de amor, é gastar a vida no zelo pelo rebanho, que é o povo de Deus. É tirado do meio do povo para servir ao povo.
“Porque todo sumo Sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça Dons e Sacrifícios pelo pecado”. (Hb 5,1)
MATRIMÔNIO
A vocação Matrimonial é doação. É a união por meio da qual os esposos se entregam totalmente um ao outro – simular ao amor de Deus por nos. É o caminho pelo qual os esposos devem buscar viver a beleza da santidade enquanto alcançam a realização de seus sonhos. Diz o PAPA Francisco em uma de suas catequeses sobre a família “A aliança conjugal é algo que enriquece a Igreja” e para vive-la é necessário “Um grande ato de fé e amor” (Catequese 06/05/2015).

Somente na oração é que os esposos encontram tudo quanto necessitam para viver bem a promessa, do amor conjugal.
Deus mandou que o homem e a mulher se unissem para formar a comunidade de vida e amor que é o matrimonio.
“Portanto deixara o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua minha mulher e serão ambos uma carne”. (Gn 2,24)
VIDA RELIGIOSA
Por meio de votos de castidade, pobreza e obediência, a vida religiosa é um chamado de vivência radical do batismo. Desde o início do cristianismo, homens e mulheres, impelidos pelas práticas dos conselhos evangélicos, sentiram-se impelidos a seguir Jesus de modo mais intenso e próximo. Nossa comunidade tem a graça de contarmos com a presença do Irmão Silvio, que contribui para a organização e o enriquecimento da missão evangelizadora e nas vocações. Temos também frutos de nossa cidade; Irmã Gabriela Roz e Irmã Maria Aparecida, que se doam de forma generosa na missão evangelizadora, sendo profetas do amor, da alegria e da esperança, sendo luz no mundo e sal da terra, presença de Deus vivo e amoroso.
“Mas o Senhor me disse: Não diz: Eu sou um menino; Porque a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; Porque estou contigo para te livrar, diz o senhor”. (Jr 1,7-8)

LAICATO
Os leigos compõem a maior parte da Igreja e tem a missão de testemunhar e difundir o evangelho, bem como uma vocação própria, a de procurar o reino de Deus, iluminando e ordenando as realidades temporais, correspondendo assim ao chamamento a Santidade e ao apostolado dirigido a todos os batizados. Vivendo no meio do mundo e das ocupações seculares, são chamados por Deus a exerceram como fermento o seu apostolado em meio a comunidade.
Sueli De Fátima Martins e Elias Vieira Tolotti
        Casal Coord. do SAV Paroquial

Ir. Silvio da Silva
Pobre Servo da Divina Providência. Assessor Paroquial da Pastoral da Comunicação. Secretário Executivo do Regional Oeste 1 - CNBB.