Adeus Ano Velho! Bem-vindo Ano Novo!

2015-2016 change represents the new year 2016, three-dimensional rendering

O Ano de 2015 está na sua reta final, aliás, poucas horas nos separam do novo ano, 2016. Certamente este ano que finda foi um dos mais difíceis dos últimos tempos, pois ficamos sabendo de coisas horríveis, que se faziam com o nosso País, vimos o mundo apavorado sob a égide do terror e do trafico de drogas; de certa forma, fomos reféns de um submundo, que desconhecemos e que nos assusta.

Não somos uma ilha, vivemos e convivemos com este mundo, e tudo isso nos atingiu, mas podemos dizer também, que o Ano de 2015 para a nossa Comunidade Católica da Paróquia Santo Antônio de Pádua, foi um ano em que pudemos tocar com as mãos e o coração a graça da presença visível de Deus. Foi um ano de reflexão, de repensar o que é ser Igreja e como viver esta experiência de Igreja.

Cada pessoa faz a sua retrospectiva, e é claro, que cada um elenca os fatos e episódios, que mais lhe ficaram na mente e no coração. Em nossa paróquia, foram muitos os momentos que certamente ficaram em nossas memórias e sendo tantos não é possível recorda-los todos, mas alguns ganharam destaque e mobilizaram não só a Igreja Católica em si, mas toda a nossa cidade.

Já no início do ano, mais precisamente em fevereiro, assistimos ao brilho nos olhos da Pastoral da Juventude santo antonio meninocomemorando o terceiro ano de existência do Grupo Sentinela da Manhã. Falando em PJ, podemos dizer que a Pastoral da Juventude emplacou neste ano 2015, três eventos organizados por esta pastoral “sacudiram” a cidade: A Via-Sacra encenada pelas ruas, que motivou e emocionou a oração da Sexta-Feira Santa, o Encontrão de Jovens com Cristo, onde quase 200 jovens viveram uma experiência impar da presença de Deus em suas vidas, e claro o teatro da vida de Santo Antônio de Pádua, que contou com um elenco de quase 100 atores, produtores e figurantes e uma plateia de mais de 800 pessoas, que se emocionaram do começo ao fim de uma hora e meia de espetáculo ao ar livre.

Nos encantamos com o início do Ano Catequético, onde mais de 400 catequizandos de todas as idades iniciaram ou continuaram a sua caminhada rumo a solidificação da própria fé, muito bem acompanhados por um batalhão de catequistas.

Assistimos a um grande momento de testemunho e coragem de fé, do Caminho Neo-Catecumenal, que por semanas seguidas, aos domingos, testemunhavam outro jeito de evangelizar, com oração, escuta da Palavra nas praças de nossas cidades, onde famílias inteiras passavam horas em oração.

Fomos contagiados pela fé da Renovação Carismática, que a cada quarta-feira, proporcionava um momento de louvor e oração aberto a toda comunidade. Momentos de presença viva do Deis vivo.

Emocionamos-nos, com o silencioso movimento do Terço dos Homens, que todas a terças-feiras, quase que anônimo, reunia um bom número de Homens, que dedicam uma hora do seu precioso tempo de descanso noturno para com a reza do terço homenagear a Mãe de Jesus e nossa Mãe, Maria Santíssima.

Não dá para falar de 2015 e não falar delas, as Irmãs do Apostolado da Oração, uma legião de Cristã, que orgulhosamente carregam sua fita vermelha como símbol20150614_080501o e identidade de um carisma, homenagear o Sagrado Coração de Jesus. Mulheres apaixonadas pela sua missão de intercessão junto ao Coração de Jesus para que envie santas vocações à Igreja.

bispobeijamaosFalando em vocações, tivemos a imensa alegria, de vermos renascido o SAV (Serviço de Animação Vocacional), que é uma das missões mais necessárias na Igreja, pois é deste trabalho, que nascem as vocações, sacerdotais, religiosas e matrimoniais. E o SAV já chegou cheio de coragem encarando uma belíssima Semana Vocacional em preparação da ordenação sacerdotal do Diácono Ademir França e também assumindo o retiro espiritual dos Crismandos 2015.

Neste ano a família pastoral da paróquia cresceu, nasceu a mais nova, a caçula das pastorais, a PASCOM (PastoralPASCOM da Comunicação), que em poucos meses de vida já revolucionou a nossa comunicação, retornou com o Informativo Paroquial, agora com um novo layout, colorido com maior numero de pagina e totalmente patrocinado pela nossa cidade; criou este site e deu visibilidade aos momentos celebrativos paroquiais, graças ao trabalho abnegado de uma equipe de repórteres e técnicos, que amam o que fazem.

Outro evento, que mexeu com a nossa cidade e arredores foi a festa do Padroeiro, que com su20150613_080359a tradicional celebração e carreata, encheu a cidade de roncos e sons. Dentro dos festejos agradecemos muito pela confraternização, em três dias de festa, se viveu como uma grande família, que festeja um pai. Foi muito lindo ver o empenho da comunidade como um todo para que o padroeiro fosse homenageado e confraternizado como merece.

A vida espiritual da comunidade se reflete na adesão das suas juventudes, e isso foi um marco neste ano de 2015, a família católica cresceu, com a presença de Jovens, Adolescentes e Adultos, que assumiram sua fé em primeira pessoa, recebendo os sacramentos da Crisma e da Comunhão, momentos que ficarão na memória não só dos protagonistas, mas de toda a comunidade.

A nossa paroquia, não é só a cidade, tem também muitas comunidades na área rural, as fazendas e os assentamentos, onde a fé foi vivida intensamente, mesmo diante das dificuldades e obstáculos das distâncias, das chuvas, ainda assim, as comunidades se encontravam para celebrarem e festejarem.

Em termos de presença, podemos dizer que a Pastoral Familiar, como acontece em cada casa, esteve presente em todas os momentos da Paróquia, desde o ECC até a preparação e celebração dos matrimônios.

2015 testemunhou a cada domingo ou outros dias festivos, a presença da Pastoral do Dízimo, que com um grande número de plantonistas, se dispunham a chegarem sempre antes que todos e saírem também depois que todos já tinha ido para suas casas.

Em 2015, nossa paroquia mostrou-se aberta a outras comunidades e celebrações e fez isso acolhendo o 12º Regional leigos dos Leigos Calabrianos do MS e também na acolhida aos peregrinos, vindos de paróquias vizinhas com destino a participarem da Romaria Diocesana no Santuário do Imaculado Coração em Nova Andradina.

Neste ano, saímos do nosso território e fomos para outra área em nome da Igreja. Juntamente com outras confissões cristãs, fizemos frente para impedir que fosse aprovada e implantada em nosso município a Ideologia de Gênero preconizada pelo Ministério da Educação. Graças à mobilização dos cristãos o Plano Municipal de Educação foi aprovado sem a tal ideologia.

E como todo ciclo se fecha, em 2015, também fechou o ciclo de tempo do nosso Pároco, Pe. Ibanor Zanatta, que foiDSC00386 b pevertontransferido para o Rio Grande do Sul. Fechou um ciclo e abre-se outro para 2016, e a nossa paroquia recebe o novo Pároco, o Pe. Everton Rodrigues dos Santos, que a partir do final de Janeiro, assume sua missão entre nós.

Que venha 2016, carregado de muita paz e belos desafios.

FELIZ ANO NOVO!

 

Compartilhar
PASCOM
Pastoral da Comunicação