A Pastoral da liturgia é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais.
A pastoral litúrgica, conta com a participação da comunidade ou de seus representantes, ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia.
As liturgias, bem celebradas inserem as pessoas, através da ação simbólico-ritual, na vivência do Mistério Pascal de Cristo. A pastoral litúrgica organiza-se tendo como referência os momentos fortes do Ano Litúrgico, Festa do Padroeiro, acontecimentos importantes da história da comunidade, celebração dos sacramentos, privilegiando o domingo como dia da Ressurreição, da Palavra, da Eucaristia e da comunidade.
Liturgia é uma ação Sagrada através da qual, na Igreja e pela Igreja, se exerce e se prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem como objetivo a santificação dos homens e a glorificação de Deus. (S.C.7)
Da liturgia participam pessoas que assumem diversas responsabilidades; o presidente, o animador, leitores, salmista, músicos, ministros, coroinhas, cerimoniários, decoradores de ambiente, sonoplasta, recepcionista e muitos outros servidores da igreja.
Naturalmente, além desses, deve haver uma equipe que pensa, organiza, prepara e propõe VIDA e ARTE em sua realização. Sendo desta equipe, pessoas com forte espiritualidade e sensibilidade litúrgica, empenhadas em fazer sempre o melhor. Pois a comunidade dos fiéis merece uma liturgia bem preparada. E Deus, a quem se deve honra e glória merece ainda mais.