Igreja em movimento gera transformação

Às vezes a expressão “Igreja em movimento”, dá a impressão de reboliço, revolução etc. E é isso mesmo e um pouco mais. Igreja em movimento é sinônimo de transformação. Um dos elementos que ajuda a transformar é a capacidade de avaliar e programar ações. Foi isso, que mais de 40 lideranças da Paróquia Santo Antônio de Pádua, juntamente com seu Pároco, o Pe. Everton dos Santos fizeram durante o final de semana de 08 e 09 de fevereiro, na segunda etapa da Assembleia Paroquial, que iniciou  no final de 2019.

A Assembleia iniciou com um momento orante, no qual as Novas Diretrizes Gerai da Ação Evangelizadora do Brasil, o Documento 109, se transformaram num belo roteiro de oração e meditação. Logo em seguida, se iniciaram os trabalhos, a primeira parte foi a recordação do que se fez na primeira etapa, que foi o Estudo do Doc. 109, logo em seguida com o projeto trienal da paróquia  2017-2019, os participantes divididos em cinco grupos avaliaram a trajetória do triênio passado.

Já no domingo, 9, o dia foi todo dedicado à elaboração do projeto do novo triênio 2020-2022. Novamente divididos em grupos, só que desta vez, segundo os 4 pilares, as lideranças elaboraram propostas concretas de ações para o novo período. E logo após o almoço foram votadas todas as propostas.

A transformação da Paróquia é visível, quando avaliada no seu todo. Tem coisas que precisam ser mudadas? Com certeza! Mas temos muitas coisas lindas acontecendo. Muitas pessoas retornando suas vidas com Deus, crianças e famílias, que por meio da Iniciação à Vida Cristã estão novamente ativas na Igreja.

Para o próximo triênio, o que não vai faltar é trabalho e missão para todos os paroquianos. E será assim, com as graças de Deus, que sempre está presente em nossa missão e com a proteção de nossa Mãe Aparecida e do nosso Padroeiro Santo Antônio de Pádua, seguiremos firmes e fortes nas trilhas da missão como uma Igreja em movimento e sempre em saída.

Somos todos convidados para esse grande projeto: EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude. Caminharemos sempre harmonia com os quatro pilares, que dão sustentação ao projeto: PALAVRA, PÃO, CARIDADE e AÇÃO MISSIONÁRIA.